Muitas pessoas sofrem com ESTRIAS, aqueles terríveis risquinhos que parece até que um gato arranhou. Mulheres e Homens sofrem desse problema, veja aqui as verdades e mitos sobre estrias.
VERDADE
1-Elas aparecem quando a pele "estica demais".
Elas são decorrentes do rompimento das fibras de elastina e colágeno. Isso ocorre quando há um estiramento rápido, sem que haja tempo suficiente para que a pele se acostume à nova forma.
ex: Quando engordamos muito rápido, crescemos muito rápido, grávidas(nem todas) e outros.
2- O hormônio também ajuda no aparecimento
Alguns hormônios como o estrogênio geram um processo , que degrada a elastina, principal proteína responsável pela elasticidade da pele. Ainda há as chamadas estrias pós-trauma, que aparecem depois de acidentes com lesões, e aquelas causadas pelo ganho de peso acelerado, como ocorre com as gestantes.
3- As estrias mais recente são mais fáceis de tratar (vermelhas)
Sim, o tecido ainda possui muita fibra elástica, o que permite seu recondicionamento rápido e a diminuição dos espaço entre os sulcos, bem como a produção de novas fibras que vai maquiar completamente o local afetado.
Nesse período os médicos indicam o uso de peelings, loções tópicas contendo ácido retinóico.
4- Hidratar a região ajuda a prevenir o estiramento da pele
Usar cremes à base de ureia, lactato de amônia e óleo de amêndoas, principalmentedurante a gestação, ajuda a lubrificar a camada externa da pele, tornando-a mais flexível. O ideal é passar após o banho, em massagens circulares. Além do uso de hidratantes, deve-se evitar o aumento de peso exagerado, e em curto período de tempo, pois o efeito sanfona é um desencadeador do problema.
Falso
1- O problema só atinge as mulheres
Não, pois alguns homens cresce muito rápido na adolescência e podem surgir estrias nas costas e até nas pernas, também podem engordar rápido surgindo estrias principalmente na barriga. Mas as mulheres são as maiores vítimas 75% das mulheres sofre, em quanto 25% dos homens vão ter aparecimento de estrias.
2- É possível eliminar a marca antiga (brancas)
Não, só conseguimos suavizar o problema e não eliminar totalmente pois o gral de rompimento está muito avançado .
3- Terapias à base de cremes não funciona
Falsoooo, Geralmente, duas ou mais técnicas devem ser aplicadas, e podem ser alternadas semanalmente.
O primeiro passo pode ser o tratamento contínuo e doméstico com cremes, a fim de preparar a pele para os procedimentos abrasivos. Esses cosméticos devem conter baixa dosagem de ácidos, como o retinoico, a hidroquinona e aisotretinoína, para evitar a despigmentação e o surgimento de manchas.
Outra opção para o tratamento em casa são os cremes à base de gordura, em forma de óleos essenciais, como o oleico, o linoleico e opalmítico. A indicação de uso é de duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Esses óleos permitem a pigmentação das linhas esbranquiçadas, pois são capazes de estimular a produção de melanina.
4- É verdade que coçar a barriga na gravidez dá estria
Não, coçar a barriga na gravidez não dá estria. O que acontece é o contrário. É a estria que provoca coceira antes de aparecer. Aí a pessoa fica achando que foi o ato de coçar ali que causou o surgimento da estria.
A hidratação pode colaborar para ajudar a evitar o aparecimento de estria pois torna as estruturas da pele menos rígidas, e com isso menos propensas ao rompimento.
*Lembrando bem que boa parte a tendência a estrias é hereditária. Se a sua amiga teve a sorte de não ter nenhuma estria, talvez não tenha sido por causa do creme que ela usou, mas porque ela não tinha tendência genética a ter as temidas linhas na pele.
Olhem bem os princípios ativos nos produtos, pois são eles que faz seu problema ter resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário